segunda-feira, 21 de abril de 2008

Dia Mundial da Terra

Amanhã, dia 22 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Terra.





Desde a sua criação, em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson como protesto contra a poluição, que este dia tem sido usado como ponto de partida para a reflexão, discussão e
consciencialização dos grandes problemas que o nosso planeta enfrenta como a escassez da água potável, a destruição das florestas, destruição dos solos, mudanças climáticas, entre outras que põem em risco a vida de todos os seres vivos.

Curiosidades sobre o nosso Planeta:

-Actualmente a população humana da Terra ronda os 6 biliões de pessoas

- A expectativa média de vida dos humanos é 65 anos

- Mais de um bilião de pessoas vive com menos de 1 euro por dia

- 125 milhões de crianças não têm acesso à educação básica

- Há 43 milhões de pessoas infectadas pelo HIV

- 1 em cada 6 pessoas não tem acesso a água potável

- 23,5% dos adultos dos países em desenvolvimento (81% da população mundial) são analfabetos

- 12500 espécies de fauna e flora estão em vias de extinção

Muitos dos problemas com que nos confrontamos resultam da falta de espírito colectivo que, pressupostamente, deveria ser uma consequência directa do desenvolvimento. Não é! Ao contrário, a sociedade globalizada de que nós reclamamos parte integrante estimula e instiga o liberalismo desenfreado e o egoísmo sem limites. Em absoluto desrespeito pela nossa e pelas gerações futuras, esquecendo-se que a estas pertencem os nossos próprios filhos.

Assim, se queremos continuar a celebrar este dia e muitos outros temos o dever e a obrigação de cuidar, preservar e respeitar o nosso Planeta e tudo o que de bom ele nos oferece.

Sem comentários: