domingo, 27 de abril de 2008

Dia da Terra II

No passado dia 22 de Abril celebrou-se o Dia Mundial da Terra. As acções realizadas este ano foram consideradas as mais significativas até aos dias de hoje. Uma organização chamada EarthdayNetwork incentivou a população a fazer uma chamada, pelo clima, para os seus representantes governamentais. O congresso dos E.U.A. receberam milhões de chamadas e em todos os cantos do Mundo esta medida foi aplicada, mostrando como estamos todos ligados por um interesse comum – a Terra.
Com esta chamada os cidadãos erguem a suas vozes e tentam que o seu governo tome medidas significativas e razoáveis relativamente às alterações climatéricas. Esta organização incitou ainda os cidadãos que pudessem reunirem-se para demonstrar as suas preocupações a poucos quilómetros do Capitólio de Washington (onde se encontra o congresso), acção esta que reuniu cerca de 250 mil pessoas.

Um pouco por todo o Mundo este dia foi marcado por sensbilizações e preocupações que ameaçam o nosso Planeta.


quarta-feira, 23 de abril de 2008

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Possiveis Fins!

Aqui está um cartoon com alguns pontos de vista do fim do mundo.

http://www.albinoblacksheep.com/flash/end

Dia Mundial da Terra

Amanhã, dia 22 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Terra.





Desde a sua criação, em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson como protesto contra a poluição, que este dia tem sido usado como ponto de partida para a reflexão, discussão e
consciencialização dos grandes problemas que o nosso planeta enfrenta como a escassez da água potável, a destruição das florestas, destruição dos solos, mudanças climáticas, entre outras que põem em risco a vida de todos os seres vivos.

Curiosidades sobre o nosso Planeta:

-Actualmente a população humana da Terra ronda os 6 biliões de pessoas

- A expectativa média de vida dos humanos é 65 anos

- Mais de um bilião de pessoas vive com menos de 1 euro por dia

- 125 milhões de crianças não têm acesso à educação básica

- Há 43 milhões de pessoas infectadas pelo HIV

- 1 em cada 6 pessoas não tem acesso a água potável

- 23,5% dos adultos dos países em desenvolvimento (81% da população mundial) são analfabetos

- 12500 espécies de fauna e flora estão em vias de extinção

Muitos dos problemas com que nos confrontamos resultam da falta de espírito colectivo que, pressupostamente, deveria ser uma consequência directa do desenvolvimento. Não é! Ao contrário, a sociedade globalizada de que nós reclamamos parte integrante estimula e instiga o liberalismo desenfreado e o egoísmo sem limites. Em absoluto desrespeito pela nossa e pelas gerações futuras, esquecendo-se que a estas pertencem os nossos próprios filhos.

Assim, se queremos continuar a celebrar este dia e muitos outros temos o dever e a obrigação de cuidar, preservar e respeitar o nosso Planeta e tudo o que de bom ele nos oferece.

Fim do Mundo Previsto para Maio de 2008

Vinte e nove seguidores do auto-proclamado profeta Pyotr Kuznetsov refugiaram-se no início do mês de Outubro numa caverna artificial nos arredores de Nikolskoye, 640 quilómetros a sudeste de Moscou - e ameaçam cometer suicídio caso as autoridades tentem retirá-los à força. Kuznetsov, que foi diagnosticado com esquizofrenia e esteve internado num hospital psiquiátrico, foi levado até o local para, ao menos, tentar persuadir seus seguidores a deixarem as crianças saírem. Das 29 pessoas escondidas na caverna, quatro são crianças - a mais nova, um bebé de um ano e meio.

O grupo acredita que o mundo acabará em Maio de 2008, com a vinda do anticristo. Inicialmente, a chegada estava prevista para Março, mas Kuznetsov mudou a data devido à coincidência com as eleições presidenciais russas. Segundo a imprensa do país, "Pai Pyotr", como ele gosta de ser chamado, temia que a população vinculasse a escolha do sucessor de Vladimir Putin ao anticristo.


Na caverna, os religiosos armazenaram mantimentos, água, gás e gasolina, suficientes para resistir pelos próximos meses. Até agora, as autoridades russas tentaram sem sucesso convencê-los a abandonar o bunker. Os membros da seita responderam que "atearão fogo" a si mesmos se alguém tentar entrar no refúgio antes do "juízo final".

- Deixem-nos em paz! - Gritam pelos seis buracos de ventilação da caverna.


Kuznetsov disse aos seus seguidores que, no pós-morte, eles ajudarão a julgar quem merece ir para o Céu e quem merece ir para o inferno. Os seguidores da seita não têm permissão de assistir televisão, ouvir rádio ou usar dinheiro e as crianças não podem frequentar a escola.


No final do mês passado, 4 pessoas saíram da caverna devido à instabilidade desta. Segundo as autoridades russas parte da caverna começou a desabar e algumas das pessoas que lá se encontravam assustaram-se e saíram do bunker.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

O alerta

Com mencionámos num post anterior, alertamos a comunidade escolar para estar atenta aos sinais que estariam próximos. Esse alerta foi exposto na escola através do cartaz seguinte.










quinta-feira, 10 de abril de 2008

segunda-feira, 7 de abril de 2008

O Fim Do Mundo Aproxima-se... Espera pelos Sinais

Ora bem, como prometemos vimos expor uma das actividades que realizamos no período passado.

Tinhámos alertado os nossos colegas que o Fim Do Mundo estava próximo, e que deviam tomar atenção aos sinais. Deste modo colocámos algumas imagens na nossa escola para mostrar os possiveis cenários do Fim Do Mundo, imagens que iremos publicar neste blog. Hoje apenas publicamos duas, as outras virão nos próximos dias.





domingo, 6 de abril de 2008

A Saúde e os Efeitos das Alterações Climáticas


A 7 de Abril de 2008 comemora-se o 60º aniversario da Organização Mundial e da instituição do Dia Mundial da Saúde, que tem este ano como tema "A Saúde e os Efeitos das Alterações Climáticas". Deste modo, a OMS tenta alertar o população um dos grandes problemas que atingem a saúde pública.

As últimas descobertas cientificas mostram que o aquecimento global é um dos factores que contribui para o elevado número de doenças e mortes relacionadas com desastres naturais e ondas de calor, alem de mortes prematuras relacionadas com altos niveis de poluição do mar.




Para Margaret Chen, Directora-Geral da OMS, "as alterações climaticas intensificam as fragilidades ao exercerem novas pressões, cada vez mais frequentes, sobre a saúde pública"

Quando as populações são obrigadas a deslocar-se, à medida que a água do mar sobe, as consequências são evidentes não só nos ciclos hidrológicos mas na produtividade dos terrenos e nos estilos de vida. Estas alterações já são visiveis principalmente nos países em vias de desenvolvimento onde as situações de pobreza se agravam e o investimento na educação e em infraestruturas públicas de saúde. Segundo a OMS, as zonas mais afectadas são aquelas com carência de água potável e de alimentos mas também as zonas densamente populadas.

Assim, com a escolha deste tema a OMS pretende alertar para a necessidade de fornecer às populações água potável, redes de esgotos, comida adequada e mecanismos que permitam a vigilância e controlo de doenças. Margaret Chen afirma por isso a importancia da "participação do sector da saúde nos processos nacionais e internacionais para uma adaptação às alterações climáticas. Devemo-nos esforçar para fazer da sude pública uma das nossas principais prioridades no contexto das alterações climatéricas."