sábado, 19 de março de 2011

Desastres

No outro dia fui abordada por duas pessoas, no meio da rua, que me perguntaram se eu já tinha pensado porque é que tudo isto andava a acontecer e entregaram-me um folheto onde se lia o seguinte: "Pode este mundo sobreviver?". Só mais é que me dei ao trabalho de ler o folheto e apercebi-me que afinal eram testemunhas de Jeová.
Pois o folheto não vai muito para alem de passagens da biblia, mas tem um paragrafo logo no inicio antes de começarem a tentar convencer-me a mudar de religião que achei muito interessante e decidi partilhar convosco.

"Nenhuma outra geração ouviu falar tanto do fim do mundo como esta. Muitos temem que o mundo acabe num holocausto nuclear. Outros acham que a poluição talvez destrua o mundo. E ha quem se preocupe de que o caos economico lance massas da humanidade umas contra as outras."Acho que apesar de estarem a ser incrivelmente oportunistas com as desgraças do mundo para promoverem a sua crença acertaram no ponto!

Ultimamente vemos catastrofes atrás de catastrofes, conflitos atrás de conflitos, crises financeiras, alimentares, etc, atrás de crises, que significará isto tudo? Será assim o nosso fim?

Há um mês atrás vimos a Nova Zelândia ser abalada por um sismo, apenas umas semanas depois vimos o Japão sofrer um dos maiores sismos as que já assistimos seguido de um devastador tsunami. Ontem voltou a verificar-se um sismo no norte do Japão. Com este sismo o eixo de rotação da terra deslocou-se cerca de 10 centrimetros e encurtou os dias em cerca de 1,6 microsegundos. Pode não parecer grande coisa mas é uma modificação bastante drastica no nosso planeta que não sofre alterações destas em situações normais. Só para terem noção a ilha onde se situa o japão descolou-se 2,5 metros num curto espaço de tempo. Centenas morreram imediatamente e milhares morreram nos dias a seguir e quantos mais ainda estarão por descobrir?
Depois existe ainda o perigo iminente de uma explosão nuclear...


Na mesma altura temos visto as lutas/protestos pela liberdade nos países arábes, como egipto, tunísia e agora Libia. Enquanto no primeiros dois as lutas foram travadas pelos seus povos e conseguiram o que pretendiam, mudanças nos seus governos, na Líbia o processo não tem sido tão... digamos pacifico apesar de nenhum o ser. Hoje as tropas norte-americanas e francesas já atacaram as tropas de Muammar Kadhafi, tropas estas que tem matado os seus opositores e protestantes quebrando assim o cessar-fogo prometido. Teremos perante nós uma nova guerra?

As crises tornam-se um pouco redundantes pois estas espalham-se por todo o lado. O mundo todo está em crise quer economica, quer alimentar ou por procura de poder. Tudo o que mencionei até aqui não foi em parte originado por alguma destas crises?

Ok, os sismos foram desastres naturais mas não estará o planeta a queixar-se do como o sobrecarregamos? Porque é que há falta de certos produtos alimentares? Porque estamos a aproveitar demais o que o planeta e a natureza nos dá!
As situações nos países arabes advem da busca pelo poder.

Então, estaremos perante o ínicio do nosso fim, o Fim do Mundo?

Sem comentários: