quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pandemia

Durante a pesquisa e elaboração do nosso trabalho abordámos a hipotese do fim do mundo dever-se a uma grande pandemia que levaria à morte de milhões de pessoas e alteração do modo de vida de muitos outros.

Pois bem, não sabemos se chegará a esse ponto mas actualmente vivemos perante a ameaça iminente de uma pandemia, a gripe A, que segundo dados da OMS divulgados hoje os casos de pessoas infectadas por esta gripe ultrapassou os 10 mil e o numero de mortos também aumentou (80). Segundo esta mesma organização o número de pessoas deve aumentar ainda nos próximos dias, principalmente na zona de Tóquio onde ainda não se encontram casos registados mas suspeitas que nesta cidade (a maior aglomeração urbana do mundo) sugerindo que o nivel de alarme passe assim para 6 (Alerta pandémico) pois registam-se muitos casos em diferentes regiões em um curto espaço de tempo.

in Publico.pt

Não querendo causar pânico aos nossos estimados leitores, mas estaremos nós perante o nosso fim?
Aguardemos para ver...

O que andamos nós a fazer?

Segundo um estudo da Universidade de Milão, em Itália, publicado recentemente a inalação de algumas partículas da poluição do ar pode fazer com que alguns genes sejam reprogramados, podendo aumentar os riscos de cancro.
Os investigadores avaliaram amostras de ADN no sangue colhido no início de um dia de trabalho e três dias depois de 63 pessoas saudáveis que trabalhavam numa fundição. E notaram que, em apenas três dias de exposição a material particulado, havia mudanças significativas em quatro genes associados à supressão de tumores.
Segundo os investigadores, isso prova que os factores ambientais precisam de pouco tempo para reprogramar genes, aumentando os riscos de doenças.
O material particulado das fundições será similar ao encontrados na poluição do ar, o que faz com que os resultados do estudo levantem novas hipóteses sobre o efeito da poluição na saúde humana.

in http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=995455
20-05-09

Este estudo faz-nos realmente pensar nas consequencias do nossos actos, pois quem sabe em que mais nos pode afectar a poluição, relembrando o filme que passámos na nossa apresentação na escola que frequentávamos e cujo trailer já aqui publicamos, "Os Filhos do Homem". Neste filme, como resultado de todos os danos que causámos no nosso planeta o ADN do Homem tambem se altera e a fertilidade é seriamente comprometida, para além de todos os problemas comportamentais da sociedade ali retratada.

Por tudo isto temos de tomar consciencia do mal que estamos a fazer e mudar as nossas atitudes, pensando no nosso planeta de hoje e de amanhã e em nós mesmos.